Screenshot_20190424-160252_1

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, garantiu ao deputado federal Frei Anastácio (PT/PB), durante audiência pública, na Câmara Federal, nesta quarta-feira (24), que as obras do eixo Norte da transposição de águas do Rio São Francisco serão concluídas até o final deste primeiro semestre do ano.

“O ministro garantiu que além da conclusão das obras, o bombeamento das águas também será iniciado para o Ceará a partir do mês de maio deste ano. Com isso, a Paraíba também será beneficiada”, disse o deputado.

Segundo o deputado, o ministro informou que o atraso na obra ocorreu em consequência de um problema estrutural no trecho da obra, próximo ao reservatório de Negreiros, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco. “O conserto do problema, segundo o ministro, será concluído em maio. E enquanto isso, as outras obras estruturais estarão sendo realizadas, com conclusão prevista para o final do primeiro semestre do ano”, informou o deputado.

O parlamentar explicou que  com a conclusão das obras, terá início o bombeamento da água de novo para o eixo Norte, para a água seguir seu curso até chegar ao reservatório de Jati e comunicar com o CAC (Cinturão das Águas do Ceará).

Municípios do Eixo Norte

A outra notícia positiva repassada pelo ministro é a previsão  de que, até o final do ano, as águas do eixo Norte cheguem ao destino final. O Eixo Norte passa pelos municípios cearenses de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Também passa por Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco, além de São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba.

Habitação Rural

O deputado também perguntou ao ministro quando as obras de habitação popular no campo e na cidade serão retomadas. Gustavo Canuto informou que o governo está destinando R$ 800 milhões para esse fim. Mas, ainda não definiu data. O parlamentar também questionou sobre saneamento rural. O ministro respondeu que o governo está elaborando projetos alternativos para atender as comunidades rurais.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!