Mutirões de documentação beneficiam dez municípios paraibanos

Os mutirões do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) vão beneficiar, a partir da próxima segunda-feira (7), e até o dia 16 de abril, comunidades rurais, acampamentos e assentamentos da reforma agrária de mais dez municípios do Sertão paraibano. O Programa é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O primeiro município beneficiado é Sousa, no dia 7; no dia 8 será a vez de Joca Claudino; dia 9, São João do Rio do Peixe; dia 10, Uiraúna; dia 11, Bernardino Batista; dia 12, Triunfo; dia 13, Vieirópolis; dia 14, Coremas; dia 15, Cajazeirinhas; dia 16, São Bentinho.

Nos mutirões, é possível tirar gratuitamente, durante todo o dia, documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador.

Os participantes do mutirão também poderão receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.

Parceiros

Na Paraíba, as ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), INSS, a Receita Federal, a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Defensoria Pública do Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), o Ibama, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto Dom Helder Câmara, o Cunhã – Coletivo Feminista, cartórios de Registro Civil, Associação dos Registros de Pessoas Naturais (Arpen), Câmaras Municipais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do (Fetag), e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Contam, ainda, com a participação de associações, sindicatos e movimentos de trabalhadores rurais.

Cronograma dos Mutirões

 

Data Município Local
07/04

Sousa

Secretaria Municipal de Educação

08/04

Joca Claudino

Paço Municipal

09/04

São João do Rio do Peixe

E.M.E. F. José Dantas

10/04

Uiraúna

Uiraúna Tênis Clube

11/04

Bernardino Batista

Auditório Maria Batista Alves (Cras)

12/04

Triunfo

Centro Recreativo Triunfense

13/04

Vieirópolis

E.M.E.F. Agripino Fernandes das Chagas

14/04

Coremas

Centro Pastoral João Paulo II

15/04

Cajazeirinhas

E.M.E.F. Janduyr Carneiro

16/04

São Bentinho

Salão do Cras

Leia também