No dia mundial da água, Frei Anastácio exibe vídeo na AL sobre transposição do São Francisco

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) distribuiu e exibiu, hoje (22), no plenário da Assembleia Legislativa, um vídeo produzido pelo seu mandato, na caravana socioambiental dos bispos do Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2), no começo deste mês, que visitou as obras da Transposição do Rio São Francisco. “Precisamos divulgar, neste dia mundial da água, que nosso Estado já está sendo beneficiado com a transposição das águas do Rio São Francisco”, disse o parlamentar.

No vídeo, é possível ver como está o andamento da obra, desde a captação do eixo norte, no município de Cabrobó até entrar no Estado da Paraíba. Além das estações de bombeamento, as obras sociais das Vilas Produtivas Rurais, agrovilas com casas com 99m², todas com água, luz, saneamento, escolas, centro social e as que ficam longe de centros urbanos, um posto de saúde. “São 38 projetos socioambientais que somam 12% dos recursos destinados para toda a transposição, cerca de R$ 8 bilhões”, destacou Frei Anastácio.

O deputado informou que irá distribuir o vídeo entre as comunidades no interior do Estado para que possam conhecer a maior obra de transposição de água da América Latina e uma das maiores do mundo.

 

Dia Estadual de Combate ao uso de agrotóxicos

 

O parlamentar também lembrou que dia 19 de março foi comemorado mais um Dia Estadual de Combate ao uso de agrotóxico e que infelizmente, a população brasileira, sem saber, esta consumindo mais veneno. “Os dados foram atualizados no último congresso de agroecologia, realizado no município de Bananeiras, passando de 4,3 para 7,4 litros de agrotóxico”, lamentou.

Para o deputado, é preciso fomentar mais feiras agroecológicas, a agricultura familiar e os espaço para comercialização dos produtos produzidos sem o uso de agrotóxico. “Temos mais 40 feiras agroecológicas, mas ainda não é suficiente ainda. Precisamos conscientizado a população em relação aos riscos de consumir produtos envenenados e vamos manter esta bandeira para que todos entenda a necessidade de consumir produtos saudáveis”, disse Frei Anastácio.

Manifestações

O parlamentar falou ainda sobre disse as manifestações realizadas em João Pessoa no dia 18, com participação do PT, PC do B, PSB, MST, CPT, CUT, Polo Sindical da Borborema, Asa, ASPTA, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, militantes, estudantes, intelectuais, professores, simpatizantes e eleitores do PT, foram as maiores de toda história. “Tivemos a presença de 30 mil pessoas nas ruas dizendo não a essa tentativa de golpe à democracia. Esse mesmo povo está pronto para voltar a se manifestar em defesa do governo e de do ex-presidente Lula”, disse o deputado.

Leia também