Audiência Optometria

           A Assembleia Legislativa da Paraíba, através de requerimento do deputado estadual Frei Anastácio, realizou ontem (13), uma audiência pública para discutir a importância e a necessidade dos profissionais optometristas na saúde visual.

            O plenário principal da Assembleia e as galerias ficaram lotados. Foi uma das atividades com maior participação realizadas pela Assembleia, este ano. Participaram da audiência, profissionais Optometristas, dirigentes de entidades da categoria, empresários do ramo de óticas, estudantes, diretores de universidades da Paraíba e Pernambuco, além de representantes do governo do estado e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária.

            Todos elogiaram a iniciativa do deputado Frei Anastácio que, através de uma Audiência Pública como a que foi realizada, abriu as portas do Poder Legislativo para a categoria externar sua importância para a sociedade.

Audiência Optometria 2

                O Optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas. Apesar de serem profissionais formados, os optometristas são comumente questionados em relação às suas qualificações por não serem médicos. De acordo com o Diretor do Curso da Faculdade de Optometria da Paraíba, Darilson de Albuquerque, a constituição está do lado dos optometristas. “Os profissionais aqui estão autorizados a trabalhar, é necessário entender que o optometrista não compete com o oftalmologista, ele complementa o seu trabalho. Ele  detecta o problema e encaminha para o médico responsável”, disse.

            O Presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas,  ressaltou que é importante que a população conheça o profissional e o que ele faz. ” O profissional é extremamente importante no quadro de saúde de todo o país e é o agente primário em todo o processo visual”.

            De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.  Nesse sentido, cabe ressaltar que os erros de refração não corrigidos representam 80% dos problemas visuais no mundo. A perda da visão traz impacto significativo na educação da população e no desenvolvimento econômico.

            Outra barreira que dificulta o trabalho dos profissionais optometristas é o número de óticas que não tem um profissional qualificado para fazer o atendimento da população. De acordo com Gustavo Carneiro, primeiro optometrista formado da Paraíba, muitas pessoas confundem o verdadeiro objetivo da Optometria. “Nosso foco é a saúde visual e não vender óculos”, comenta.

            Darilson de Albuquerque complementa que para que os profissionais continuem fazendo um bom trabalho é necessário fiscalização.  “Precisamos dos órgãos fiscalizadores, a exemplo da vigilância sanitária, para separar os profissionais de verdade e os que dizem que são”.

            O optometrista Delson Conceição agradeceu ao deputado Frei Anastácio pela oportunidade de trazer o debate para a Assembleia Legislativa. “É de extrema importância estarmos aqui hoje fazendo esse debate para que a população conheça o nosso serviço, conheça a nossa formação e a nossa importância no combate às disfunções visuais, que são muito comuns na população. Nossa categoria será sempre grata ao deputado Frei Anastácio por essa oportunidade”.

            De acordo com o deputado, esse debate está apenas no início e se comprometeu a levar a discussão à nivel nacional, em 2019. “Esse momento foi dedicado para conhecermos um pouco sobre os profissionais e a área em que atuam. Percebemos o grande desafio que os optometristas tem pela frente e me comprometo a fazer o que for possível, como deputado federal, para ajudar essa categoria” finaliza.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here