Parceria entre Coonap e Embrapa beneficia 28 assentamentos na Paraíba

As 1.092 famílias de 28 assentamentos da reforma agrária, localizados em 14 municípios da região da Borborema, na Paraíba, serão beneficiadas com a organização e capacitação produtiva de técnicos e agricultores para viabilizar a produção de algodão, gergelim, mamona e sisal, através da implantação de Unidades Demonstrativas (UDs).

Isso será realizado por meio de uma parceria entre a Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra para prestar assistência técnica nos assentamentos da reforma agrária, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A parceria foi estabelecida no dia 2 deste mês, através de contrato, e terá duração de dois anos.

A Coonap coordenará e executará o processo de Ater (Assistência Técnica de Extensão Rural) com os agricultores, atuando diretamente na organização dos grupos de interesse para a realização das capacitações modulares com as culturas trabalhadas pela Embrapa Algodão.

Ainda de acordo com o contrato, cabe à Coonap disponibilizar uma equipe técnica para montagem, organização e acompanhamento de projetos específicos para implantação das Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs/escolas de campo), visando à consolidação de núcleos locais de produção.

A Embrapa Algodão irá disponibilizar equipe técnica para capacitar os técnicos e agricultores assistidos. Isso será realizado através da elaboração de projetos para a captação de recursos que permitam a execução dos trabalhos e ações necessárias ao desenvolvimento da parceria, além de disponibilização de sementes e mudas para a implantação das Unidades Demonstrativas.

Leia também