População de várias cidades do sertão consume água contaminada por esgoto

A população de várias cidades do alto sertão da Paraíba pode está consumindo água contaminada pelos esgotos do município de Poço Dantas. O assunto foi debatido hoje na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT). Ele disse que quando a central de esgotos de Poço Dantas enche transborda e cai no rio do Peixe, que por sua vez deságua na barragem Capivara, em Uiraúna.

Essa barragem abastece as cidades de Poço Dantas, Uirauna, Joca Claudino, Vieirópolis, Bernadino Batista, Triunfo, Poço de José de Moura entre outras. “Estou enviando ofícios para o Ibama, Sudema e Ministério Público, para que, em caráter de urgência, possam solucionar este grave problema de saúde pública. Estive em várias dessas cidades e o povo está assustado”, disse o deputado.

Outro assunto abordado pelo deputado foi a situação do açude de São Mamede, que está apenas com 1% da capacidade. Defendo que as máquinas do PAC2, entregues às prefeituras, sejam utilizadas em forma de mutirão para desassociar esses açudes e rios”, disse o deputado. Vários deputados realizaram aparte durante o pronunciamento do petista, a exemplo de Vituriano de Abreu, Toinho do Sopão, Janduhy Carneiro e Ivaldo Morais que apoiaram a iniciativa de cobrar mais atenção das autoridades para os problemas.

“Na semana passada, solicitei ao DNOCS que uma ação fosse feita em relação ao açude e aguardo uma resposta positiva, pois São Mamede espera ser lembrada”, disse o deputado. Frei Anastácio relatou ainda que, durante o final de semana, esteve nas cidades de Patos, Malta, Pombal, Sousa e distrito de São Gonçalo, Aparecida, Joca Claudino, Poço Dantas, Cajazeiras, São Mamede e Junco do Seridó.

Ele registrou também que durante todas as visitas esteve acompanhado pelo vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais, candidato a presidente estadual do PT, que esteve comigo em todas as reuniões. “Além desses assuntos de abastecimento de água, estivemos conversando com os companheiros do partido que apoiam a interiorização do PT. Lenildo mostrou a todos como é que teremos um Partido para todos em nosso estado”, destacou o deputado.

Leia também