Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária desenvolve programação na Paraíba

O projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), que desenvolve atividades de teatro, dança, música e cultura popular, está na Paraíba durante dois dias, nos assentamentos Novo Salvador, em Jacaraú (Zona da Mata), e Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (Agreste), localizados a 84 quilômetros e 107 quilômetros, respectivamente da capital João Pessoa.

Hoje (18), a partir das 18h, se apresentam grupos de teatro e música da Paraíba e Ceará. Amanhã (19), das 9h às 12h, serão realizadas oficinas artístico-culturais, envolvendo música, teatro e cultura popular. Das 14h às 17h, encontro Arte e Cultura com a comunidade, lideranças e jovens para intercâmbio de experiências. Das 19h às 22h, haverá apresentação de grupos de teatros e dança da Paraíba e Ceará. Toda essa programação será desenvolvida no assentamento Novo Salvador, em Jacaraú.

No dia 20, a programação será no assentamento Caiana dos Crioulos, com programação das 9h às 12h, 14h às 17h e das 19h às 22h, seguindo a  mesma diversificação na programação.

A caravana do Pacra está percorrendo cinco assentamentos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Caravana Arte e Cultura na Reforma Agrária Nordeste tem o objetivo de aproximar e divulgar as ações do projeto cultural, que nasceu na superintendência do Incra no Ceará, a jovens assentados que participam de grupos de teatro, música, dança e de cultura popular, além de lideranças comunitárias e de movimentos sociais da região.

10 anos de fundação

A Caravana integra as ações em comemoração aos dez anos de criação do Pacra. Entre as conquistas estão a instalação de pontos de cultura em áreas de reforma agrária no Ceará, a criação do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte no assentamento Todos os Santos e da Escola de Teatro da Terra, e a estruturação das Redes de Arte e Cultura na Reforma Agrária e de Audiovisual do Campo (Raca).

Veja programação completa na Paraíba:

Assentamento Novo Salvador-Jacaraú

18/11 – 18h às 22h Cortejo, Abertura e Programação Cultural – Esquete IFCE e Espetáculo Santos e Demônios na Terra da Luz (alunos da Escola de Teatro da Terra-PACRA/CE), Grupo Raízes da Terra(Assentamento Novo Salvador/PB Grupo Musical Branco e Preto (CE)

19/11 – 9h às 12h Oficinas Artístico-Culturais (Teatro, Música, Cultura Popular)

19/11 – 14h às 17h Encontro Arte e Cultura com a comunidade, lideranças e jovens para intercâmbio de experiências;

19/11 – 19h às 22h Programação Cultural – Narradores da Terra e do Fogo (Grupo de Teatro Carrapicho/Assentamento Todos os Santos-CE), Esquete IFCE, Um Zé Qualquer Também Ama (Deu Zebra no Teatro/Assentamento Ipanema-CE), Esquete IFCE, Grupo de Flauta e Percussão/Assentamento Novo salvador/PB

 Assentamento Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande

20/11 – 9h às 12h Oficinas Artístico-Culturais (Teatro, Música, Cultura Popular) Assentamento Caiana dos 20/11 – 14h às 17h Encontro Arte e Cultura com a comunidade, lideranças e jovens para intercâmbio de experiências Crioulos (Alagoa Grande-PB);

20/11 – 19h às 22h Abertura e Programação Cultural – Espetáculo Santos e Demônios na Terra da Luz (alunos da Escola de Teatro da Terra-PACRA/CE), (Esquete IFCE )Grupo de Dança Afro Cor da Terra e Grupo de Cirandeiras Caiana Minha, Caiana tua, Caiana Nossa.

Leia também