Religiosos conhecem realidade de assentados na Paraíba

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) foi convidado para acompanhar um grupo de 11 jovens, postulantes a frades, que estão na Paraíba, para conhecer a realidade das famílias que vivem nos assentamentos da reforma agrárias e as pessoas que ainda lutam por terra e moram em acampamentos. Os jovens, de diversos estados, são internos de um convento Franciscano localizado em Triunfo, Pernambuco.

Segundo Frei Anastácio, ontem, os jovens participaram da inauguração da feira agroecológica da reforma agrária, que irá acontecer todas as primeiras terças-feiras do mês, no Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa.

Nesta quarta-feira (6), eles vão aos acampamentos Wanderley Caixe, Nossa Senhora da Conceição e Capim de Cheiro, em Caaporã. À tarde, eles visitam o assentamento Dona Antônia (Conde), onde farão visita aos assentados que produzem de forma agroecologia, acompanhados pela irmã Tânia, uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Amanhã (7), os jovens conhecem o território da Paroquia do Rosário, principalmente as comunidades carentes assistidas, a exemplo da Saturnino de Brito e Paulo Afonso, em João Pessoa. Eles estarão serão acompanhados pelo pároco, Frei Hermano. Sexta participam de um retiro em Cabedelo, até domingo, onde estão discutindo a missão dos frades no Brasil.

“Os motivos da vinda dos estudantes à Paraíba são os resultados do trabalho realizado pela CPT e pelo nosso mandato, junto aos trabalhadores rurais de nosso estado. Temos uma realidade ainda de muita luta pela terra, mas existem muitos resultados positivos de famílias que mudaram de vida. Um exemplo são as 37 feiras agroecológicas que servem de modelo para o resto do país”, disse Frei Anastácio.

Leia também