Sudema notifica prefeitura de Poço Dantas por poluir água que abastece 12 cidades

A prefeitura de Poço Dantas foi notificada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema), por causar poluição do Rio do Peixe. A informação foi dada hoje (22), na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT). “Essa ação da Sudema foi realizada a partir de uma denúncia que nosso mandato fez no dia 2 de outubro de 2013, sobre a central de esgotos daquele município que, quando transborda lança todo o esgoto no Rio do Peixe”, disse o deputado.

O deputado disse que a poluição é muito grave, uma vez que o Rio do Peixe deságua na barragem Capivara, em Uiraúna. Essa barragem é responsável pelo abastecimento das cidades de Poço Dantas, Uirauna, Joca Claudino, Vieirópolis, Bernadino Batista, Triunfo, Poço de José de Moura e mais cinco municípios.

“Na ocasião, enviei ofício para o Ibama, Sudema e ao Ministério Público, pedindo, em caráter de urgência, as devidas providências contra algo que representa um perigo à saúde pública e um crime ambiental”, disse o deputado.

Frei Anastácio disse que no dia 30 março, a prefeitura de Poço Dantas foi notificada pela Sudema devido ao lançamento de esgoto in natura no rio do Peixe e tem um prazo de sessenta dias para sanar os vazamentos do fossão.

Frei Anastácio disse que constatou o problema durante visita da Caravana da Seca, criada pela Assembleia Legislativa ao sertão. “Diante de realidade tão devastadora nós nos deparamos com morte de rios. Com administrações desastrosas que deixam isso acontecer. Os rios que são fontes de água. A mesma água que na sua falta mata. Não é possível aceitar que um gestor não contribua para a prevenção de doenças originadas da falta de cuidados básicos com a higiene. Que não impeça a poluição de águas subterrâneas que servem para o abastecimento de seres humanos”, disse o deputado.

Leia também