Tem feira com produtos sem agrotóxicos, terça-feira 3, no centro e João Pessoa

A produção agrícola de trinta famílias de oito assentamentos da reforma agrária e de dois acampamentos situados no Agreste, no Vale do Mamanguape e no Litoral Sul da Paraíba, estará à disposição da população, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa terça-feira (3), das 15h às 19h, na II edição da Feira Agroecológica da Reforma Agrária.

Entre os produtos que serão comercializados estão feijão, milho verde, tomate, pimentão, batata-doce, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga,tapioca, bolo, doces da fruta, beiju, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos e sucos, guaiamum (uma espécie de caranguejo), além de m

el e peças de artesanato.

A feira, realizada toda primeira terça-feira no do mês, é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Mandato do Deputado Estadual Frei Anastácio (PT), com apoio da Superintendência do Incra na Paraíba (Incra-PB) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Segundo o deputado estadual Frei Anastácio (PT), na primeira edi

ção a feira, realizada no dia 5 do mês de novembro, os agricultores encerraram as atividade uma hora mais cedo. “A feira fez tanto sucesso que os assentados venderam toda produção, oito toneladas de alimentos, até às 18 horas, uma hora antes do previsto. Na verdade, em minha opinião, essa feira é um presente para a população de João Pessoa, que circula pelo centro da cidade e muitas vezes não tem tempo de fazer comoras de produtos saudáveis como os que estão sendo vendidos”, disse o deputado.

A feira é abastecida pelos assentamentos Novo Salvador (Jacaraú), Jardim (Curral de Cima), Boa Esperança (Jacaraú), Dona Helena (Cruz do Espírito Santo), Vida Nova (Sapé), Capim de Cheiro (Caaporã), Dona Antônia (Conde) e Apasa (Pitimbu); além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).

 A produção dos agricultores assentados é acompanhada por entidades

prestadoras de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates

) contratadas pelo Incra-PB.

 Feiras Agroecológicas na Capital

Essa já é a quarta feira agroecológica de caráter permanente realizada por assentados da reforma agrária em João Pessoa. Atualmente, é realizada uma feira, todas as sextas-feiras, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); uma feira no Bairro do Bessa, nas proximidades do Clube dos Médicos, aos sábados; e outra no pátio do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (Dnocs), no Bairro dos Estados, também aos sábados. Todas essas feiras têm início às cinco horas da manhã.

Leia também